O que é hashtag

O termo inglês “hashtag” é a junção de duas palavras, “hash” e “tag”.

“Hash” é o nome em inglês do símbolo tipográfico da cerquilha (“#”).

“Tag” significa “etiqueta”, “rótulo”.

Antes da era da Internet o símbolo “#” era usado apenas em situações especiais, como nas artes gráficas. Mas foi o serviço de microblog Twitter que elevou esse símbolo ao status de estrela atribuindo-lhe a função de indexar assuntos falados nas postagens dos usuários. Hoje o símbolo é quase onipresente no cotidiano dos participantes de diversas redes sociais.

Na Internet, a hashtag funciona tornando a palavra ligada a ela em hiperlink indexável por mecanismos de busca como o Google e outros. Assim, o internauta pode clicar nas hashtags ou pesquisá-las nos buscadores para ter acesso a todas as postagens marcadas com a mesma hashtag.

A extrema popularidade desse recurso acarretou na inclusão do termo “hashtag” ao dicionário da língua inglesa Oxford em junho de 2014, sendo então oficialmente definido por ele como:

hashtag n. (nas mídias sociais de sites e aplicativo) uma palavra ou frase após uma cerquilha, usada para identificar mensagens relacionadas a um tópico específico; (também) o próprio símbolo da cerquilha, quando utilizado desta maneira.

Onde as fotos de seu evento bombam